Seja bem vindo!

Seja bem vindo! Aqui você encontra atualidades sobre nutrição e saúde, fique a vontade e volte sempre!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O horário da refeição é um momento de grande prazer, não se limita apenas a nutrição.


A alimentação é um processo complexo que ultrapassa a necessidade biológica.

Para uma alimentação saudável, além de agradável e prazerosa deve ser adaptada, a necessidade de cada individuo.

Partimos de cinco princípios para que a alimentação seja equilibrada e também a pirâmide alimentar.

1) ADEQUAÇÃO: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.

2) QUALIDADE: Deve conter uma gama de variados alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.
3) QUANTIDADE: Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.
4) HARMONIA: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.
5) VARIEDADE: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes necessários para o organismo.

A PIRÂMIDE ALIMENTAR


É um instrumento que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável.

Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções que devem ser consumidas diariamente. Todos os grupos devem ser incluídos para garantir os nutrientes necessários para o organismo. Os alimentos que precisam ser consumidos em maior quantidade são os que estão na base da pirâmide e em menor quantidade os alimentos que estão no topo da pirâmide


Para saber a quantidade de porções diárias a serem ingeridas de cada grupo de alimentos, é necessário observar as calorias diárias que cada indivíduo necessita.
Portanto vale lembrar que para compor um plano alimentar balanceado é necessário acompanhamento com um NUTRICIONISTA que planejará um programa alimentar variado de acordo com sexo, peso, idade, altura e necessidades individuais. Em média, a maioria dos indivíduos necessita de, pelo menos, um número mínimo de porções dentro das variações recomendadas.





Na base da pirâmide, encontram-se os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz que são energéticos. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia.
Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes, são reguladores que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.
No terceiro nível da pirâmide, estão os alimentos de fontes de proteínas e minerais como carnes, leguminosas, leite e derivados que são construtores.

 No topo da pirâmide estão representados os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois são calóricos, podem levar á obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades, neste grupo estão os doces, açúcares, óleos e gorduras.
OBSERVAÇÕES:

SAL: Deve ser usado moderadamente: 6g por dia.

ÁLCOOL: Deve ser consumido com moderação, além de ser calórico (7 calorias por 1 g), traz alguns outros malefícios como dependência e algumas patologias.

ADOÇANTES ARTIFICIAIS: Preferir os adoçantes naturais à base de steviose, porém todo adoçante deve ser consumido com indicação prévia de um nutricionista ou médico.

PRODUTOS DIETÉTICOS: Possuem calorias, portanto não devem ser consumidos livremente. Não confundir diet (com menos calorias e sem açúcar) com light (com baixas calorias, podendo ou não ter açúcar na composição). Ler o rótulo dos produtos antes de consumi-los.

DOCES: Chocolates, sorvetes, geléias, balas, mel, devem ser consumidos com moderação, afinal o açúcar se transforma em gordura em nosso organismo, além de serem calórico, o consumo excessivo podem levar a alguns tipos de doenças.

FIBRAS: Porção dos alimentos de origem vegetal que não é digerida. Retardam a absorção da glicose dos alimentos. Reduzem o colesterol. Melhoram o funcionamento intestinal. Recomenda-se ingerir de 25 a 30g de fibras por dia.

ÁGUA: No mínimo, 2 litros por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário