Seja bem vindo!

Seja bem vindo! Aqui você encontra atualidades sobre nutrição e saúde, fique a vontade e volte sempre!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Unhas bonitas e saudáveis!

As unhas, assim como os cabelos, são constituídas principalmente por uma proteína denominada queratina. Nas unhas, a queratina é sintetizada em células diferenciadas, localizadas na sua base e que secretam uma grossa camada dessa proteína. A principal função da queratina é impermeabilizar e proteger o organismo das agressões ocasionadas pelos fatores ambientais.


 

 
Estrutura das unhas

Ao contrário do que muitos imaginam, as unhas não são formadas por uma estrutura única, mas sim por inúmeras camadas visíveis, que são as principais, e por outras que não podem ser visualizadas sem auxílio de equipamentos microscópicos.
Doenças das unhas

Inúmeras são as doenças que podem atingir as unhas, dentre elas, as manchas brancas, as manchas de sangue, as infecções bacterianas e fúngicas, a psoríase, e outras.
  • Manchas brancas: são tipos de manchas muito comuns que surgem durante o crescimento das unhas e revelam uma espécie de trauma sofrido pela matriz da unha, local onde ocorre sua produção;
  • Manchas de sangue: outro tipo bastante comum, revela a ocorrência de pequenos traumas que geram o rompimento de pequenos vasos sanguíneos localizados na parte inferior das unhas;
  • Infecções bacterianas e fúngicas: a falta de cuidado com as unhas e a exposição excessiva à água e produtos químicos pode ocasionar alguns tipos de infecções, que apresentam como principais sintomas o inchaço, a vermelhidão, perda do brilho, descamação e dor ao toque;
  • Psoríase: é uma doença que atinge principalmente a pele, podendo acometer também as articulações e as unhas. Quando atinge as unhas, os sinais de sua manifestação são: rugosidades, depressões, vermelhidão e deslocamento.
Os nutrientes e as unhas

De maneira geral, as unhas e cutículas demonstram sinais de desgaste na ausência de nutrientes, como vitaminas A e D, aminoácidos, cálcio, zinco e enxofre. Assim, a adesão às dietas radicais e a passagem por períodos de restrição alimentar severa podem interferir diretamente na saúde e beleza das unhas.
Em um estudo realizado com unhas quebradiças, utilizando ingestão de 7g de colágeno hidrolisado por dia durante três meses, mostrou que os pacientes apresentaram melhora nas estrutura das unhas. De acordo com outro estudo publicado na revista Adolescência Latinoamericana, a concentração de zinco nas unhas poderia refletir uma deficiência crônica deste mineral, sendo assim um indicador adequado para determinar o estado dos depósitos, mas não a ingestão atual.
Para fortalecer suas unhas e deixá-las mais bonitas e resistentes recorra às sementes de abóbora e girassol (sem casca) e ao brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais, leite e derivados e peixes. Estes alimentos são boas fontes de enxofre , cálcio e zinco, importantes para o desenvolvimento saudável das unhas. Afinal, nossa saúde começa de dentro para fora!
 
Fonte: Nutrição em Foco

Um comentário:

  1. adoreiiii!!! ja seguindo vc aqui tá!
    segue http://lenelio.blogspot.com
    Bjs!!

    ResponderExcluir