Seja bem vindo!

Seja bem vindo! Aqui você encontra atualidades sobre nutrição e saúde, fique a vontade e volte sempre!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alimentos ricos em vitamina C

Todo mundo já deve ter ouvido falar de seus pais a grande importância que há em torno da vitamina c não é? Mas por que será? O que há de tão especial em torno dessa vitamina, para ser tão importante assim estarmos atentos ao nosso cardápio e assim saber se há muitos alimentos ricos em vitamina C?



O papel da vitamina C

A resposta está nas funcionalidades presentes em tal vitamina. O ácido ascórbico, como a mesma também pode ser conhecida, desempenha muitos papeis distintos em nosso organismo.
Um papel, por exemplo, é o de agente antioxidante. Como agente antioxidante, a vitamina C atua na eliminação dos radicais livres que se formam em nosso corpo durante a respiração e outros processos celulares que levam à oxidação. Tais radicais são ruins para as células, levando a um processo conhecido como envelhecimento celular. Sem tais radicais, conseguimos então retardar nosso envelhecimento celular – o que ajuda, por exemplo, a rejuvenescer nossa pele.
Atua também na redução de triglicerídeos e colesterol ruim, o que significa que se você apresenta uma dessas duas substâncias em níveis altos em seu sangue, pode conseguir reduzir um pouco tais concentrações por meio de refeições ricas em vitamina C. E combatendo-se tais substâncias, melhoramos também nossa circulação sanguínea.
Além disso, a vitamina C participa da formação do colágeno, substância que confere resistência aos nossos ossos, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Quando há uma deficiência muito grande de tal substância, ficamos mais expostos a fraturas, rompimentos de tendões ou mesmo hemorragias internas, uma vez que nosso corpo não oferecerá a resistência necessária.
E há várias outras situações em que a vitamina C é nossa aliada, como no combate a doenças infecciosas, como o escorbuto.

Alimentos ricos em vitamina C

Bem, agora é a hora de falarmos sobre os alimentos mais ricos em vitamina C. E nessa lista encontram-se diversos alimentos de origem vegetal, como as frutas cítricas (caju, acerola, laranja e limão são somente alguns exemplos de frutas cítricas). Frutas semi-ácidas também podem ser boas fontes de vitamina C, como o morango, a manga e o maracujá. Dentre as frutas doces, podemos destacar o mamão e a banana, e entre as frutas hídricas, o melão e a melancia, onde também podemos encontrar boas concentrações de vitamina C.
Também podemos encontrar vitamina C na batata, brócolis, couve-flor, espinafre e pimentão vermelho ou verde. Enfim, há muitos alimentos de origem vegetal que podem beneficiá-lo com o “poder da vitamina C”.

"Atente-se para a necessidade do seu organismo."
Viviane Marques - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário