Seja bem vindo!

Seja bem vindo! Aqui você encontra atualidades sobre nutrição e saúde, fique a vontade e volte sempre!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Alergias respiratórias: incômodos e soluções

No dia 20, começou o outono, considerada a estação mais seca do ano e caracterizada pela sua baixa humidade. Nesta época do ano, a incidência de doenças alérgicas é maior e esta se estende no inverno e primavera, que geralmente vai até o mês de outubro.
Tosse, olhos lacrimejando constantemente, dores de cabeça e na região que vai do nariz às bochechas e secreção nasal podem ser indícios de alergias (rinite, asma e/ou bronquite) e se intensificam nos dias mais secos e com maior índice de poluição e pó.
Vejam, é importante tomar alguns cuidados para amenizar ou até mesmo evitar as crises alergicas:

Com relação a higiêne:

- passar pano umedecido no chão todos os dias;
- trocar a roupa de cama duas vezes por semana;
- manter animais domésticos fora do quarto;
- limpar debaixo da cama e em cima dos armários;
- ensacar bichos de pelúcia;
- optar por cortinas que não retenham pó;
- manter a casa bem arejada, principalmente os quartos.
- umedecer as narinas com soro fisiológico. Evite descongestionantes nasais.
Com relação a alimentação:

- A nutrição funcional pode melhorar a defesa do sistema imunológico e assim evitar o aparecimento das alergias respiratórias.
Qualquer alergia nada mais é que uma resposta que o sistema imune está fazendo perante a um invasor (antígeno). Vocês sabiam que este invasor não é somente vírus, bactérias ou fungos? São também alimentos!! A maioria das pessoas tem intolerâncias alimentares que respondem com alergias tardias. E o que é isso? É uma alergia que aparece depois de 3 a 4 dias que ingeriu o alimento, na forma de gastrites, enxaqueca, fibromialgias, dores musculares, depressão, obesidade, qualquer inflamação e milhões de outros sintomas e doenças.

Muitos alimentos são alergênicos para muitas pessoas, o nosso corpo responde diferentemente frente a um alimento quando entra para a corrente sanguínea. Por exemplo, tem pessoas que tem a resposta tardia de alergia quando consomem leite e derivados. O sintoma mais comum e geral desta alergia tardia é alergia respiratória, problemas respiratórios e aumento na produção de muco.
Já foi bastante documentado que os leite e derivados aumentam a produção de muco nas vias aéreas levando ao aparecimento de resfriados, asma, bronquites, rinites e outros.
O que pode ser feito para que o sistema imune não produza estas substâncias de forma crônica? - Nos períodos mais frios ou se a pessoa tem estas alergias respiratórias sempre, tentar diminuir a ingestão de leite e derivados;
- Aumentar as fontes de cálcio bem absorvidas pelo corpo que estão no brócolis, couve, gergelim, sementes, vegetais verde escuros e outros;
- Aumentar a ingestão de sucos verdes e pode ser colocado 1 folha de couve, de frutas vermelhas, abacate;
- Consumir mais sementes como de girassol e abóbora ricas em zinco, magnésio que vão melhorar esta resposta do sistema imunológico;
- Comer mais fontes de ômega-3 que está presente nos peixes como sardinha e atum, semente e óleo da linhaça dourada;
- Comer mais oleaginosas pois são ricas em minerais e vitaminas importantes para o sistema imune;
- E diminuir a ingestão de refrigerantes e produtos gaseificados pois são ricos em ácido fosfórico e levam a perda de minerais como o cálcio, diminuir a ingestão de farinhas brancas, doces, adoçantes, produtos industrializados, suplementações de marcas prontas e o consumo de gordura saturada e sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário