Seja bem vindo!

Seja bem vindo! Aqui você encontra atualidades sobre nutrição e saúde, fique a vontade e volte sempre!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Especialista explica os tipos de cirurgia bariátrica oferecidos pelo SUS

Bariátrica (Foto: Arte/G1)

Em 2009, o investimento nesse procedimento chegou a R$ 20 milhões, um aumento de quase 30% em relação a 2007. Atualmente, 73 unidades de saúde no país estão habilitadas a realizar a operação pelo SUS. Dois anos antes da operação, o paciente deve passar por uma avaliaçãoclínica e cirúrgica e um acompanhamento com equipe multidisciplinar.

Nesse período, ele é submetido a uma dieta e, se os resultados não forem positivos, o procedimento é recomendado.

A indicação é feita quando o índice de massa corporal (IMC, ou seja, a razão entre o peso e a altura ao quadrado) é maior de 40 em pessoas com mais de 18 anos. Ela também pode ser realizada em pacientes que estiverem entre 35 e 40 e apresentarem diabetes, hipertensão, apneia do sono ou hérnia de disco, entre outras doenças.

Peso normal: IMC de18,5 a 24,9
Sobrepeso: de 25 a 29,9
Obesidade moderada: de 30 a 34,9
Obesidade grave: de 35 a 39,9
Obesidade mórbida: acima de 40

Curiosidades do estômago

O estômago é um órgão elástico, de 20 cm de comprimento e 10 cm de largura, cujos músculos são capazes de fazê-lo contrair e relaxar. Nele cabe de 1 a 1,5 litro de comida, volume que é igual para todas as pessoas, gordas ou magras.
Após uma cirurgia, o volume pode ser reduzido a apenas 20 ou 30 ml, metade de uma xícara de cafezinho. A digestão pode precisar de até 4 horas para o estômago esvaziar e, nesse período, é produzido cerca de1,5 litro de suco gástrico.

Gastroenterologista Arthur Garrido e o endocrinologista Alfredo Halpern falou do 'hormônio da fome'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário