Seja bem vindo!

Seja bem vindo! Aqui você encontra atualidades sobre nutrição e saúde, fique a vontade e volte sempre!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Comer pouco pode melhorar a memória


Comer pouco pode ajudar a lembrar mais, segundo divulgou o cientista Giovambattista Pani, da Universidade Católica do Sagrado Coração, de Roma (Itália). Ele sugeriu que as pessoas descartem a sobremesa e partam direto para o cafezinho ao fim das refeições para melhorar a silhueta e a capacidade de armazenamento de informações no cérebro.
O estudo, divulgado pelo jornal britânico Daily Mail nesta terça-feira (20), sugeriu que a restrição calórica possa melhorar a saúde e prolongar a vida. Pani focou a pesquisa na proteína CREB1, que é conhecida pela importância na memória e no aprendizado, e constatou, em experimentos com ratos, que menos calorias significa melhora na capacidade de aprender e lembrar.
Segundo o cientista, cortar 600 calorias ou 30% da necessidade diária de calorias já traria tais benefícios, assim como a ingestão de chá ou café. Pani ainda comparou os dados do estudo com os moradores da ilha de Okinawa, no Japão, que tem uma grande população de idosos acima dos 100 anos e praticam o Hara Hachi Bu, técnica que prega que devemos comer até estarmos 80% satisfeitos, reduzindo a quantidade de radicais livres produzidos na digestão e melhorando a saúde cardíaca.
"Nosso estudo identificou, pela primeira vez na história, um medidor importante dos efeitos da dieta no cérebro. A descoberta será importante para encontrar terapias futuras para prevenir a degeneração cerebral causada pelo processo de envelhecimento", falou o cientista italiano.

ATENÇÃO: "NÃO TOME MEDIDAS RADICAIS EM SUA ALIMENTAÇÃO, PROCURE UM NUTRICIONISTA PARA ADEQUAR UMA MELHOR PLANO ALIMENTAR PARA QUE VOCÊ  EMAGREÇA COM SAÚDE!"

Viviane Marques - Nutricionista

Um comentário:

  1. Oi, Viviane. Tudo bem?

    Parabéns pelo blog! Resolvi passar aqui para conhecê-lo e, atendendo sua solicitação por e-mail, deixar os passos para ser amiga do meu blog.

    Envie um email para juliana@cookie.com.br, com os seguintes dados:

    Sobre você: nome, formação, e-mail, cidade/estado, outros dados que achar importante

    Sobre o blog: nome, endereço, frase ou slogan que o descreva - com até 250 caracteres (ex.: Tudo que você sempre quis saber sobre nutrição, mas tinha medo de perguntar)

    Envie uma foto sua ou logotipo do seu blog ou empresa, para ser publicada junto ao nome e descrição do seu blog.

    Aguarde! Você receberá um selinho para colar no seu blog.

    Aguardo você.

    Beijo!

    ResponderExcluir