Seja bem vindo!

Seja bem vindo! Aqui você encontra atualidades sobre nutrição e saúde, fique a vontade e volte sempre!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Emagrecendo e cuidando da saúde com a linhaça

A linhaça ajuda na redução de peso, pois têm lignina e fitoestrogênio, substâncias essas que ajudam a reduzir as células gordurosas e o apetite. A lignina é bem conhecida por ajudar na redução de tumores na mama. Estudos comprovam que este composto atua na apoptose (morte) celular, matando assim as celular defeituosas.
A casca da linhaça é rica em proteínas, vitaminas e minerais. Uma das vitaminas que está presente é a 

vitamina E, contribuindo assim no envelhecimento precoce.  Controla o colesterol, melhora a digestão, ativa a memória, ajuda também no controle da hipertensão arterial. Confira como a linhaça ajuda em alguns casos:

-  Colesterol: por ter ômega 3 e ômega 6 auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL) favorecendo assim o aumento do colesterol bom (HDL), ajudando a manter a saúde do coração;

Prisão de Ventre: por ter alto teor de fibras insolúveis diminui a constipação ajudando no funcionamento do intestino. O aumento no consumo de fibras deve ser acompanhado do aumento de consumo de água, pois os nutrientes precisam de líquidos para agirem corretamente;

Emagrecimento: por serem rico em fibras ajuda na perda de peso. As fibras solúveis absorvem a água, com isso forma um gel que retarda o esvaziamento do estômago, aumentando assim a sensação de saciedade e acaba reduzindo o apetite.

Memória: o ômega 3 protege as membranas dos neurônios, preservando as funções do cérebro. Alguns estudos mostram que o ômega 3 ajuda na prevenção da demência e Mal de Alzheimer;

TPM e Menopausa: por ter lignana, essa substância ajuda amenizar os sintomas da TPM e menopausa;
A melhor maneira de consumir a linhaça é na forma de farinha. Para fazer o farelo é só bater a linhaça no liquidificador e guardar em embalagem escura com tampa e armazenar na geladeira. O consumo ideal é de 2 colheres de sopa por dia, podendo adicionar no iogurte, leite desnatado, frutas amassadas, sucos de frutas, no preparo de pães ou ser adicionada na salada. Após triturar a linhaça evite guardar por muito tempo porque acaba perdendo os nutrientes.
Evite comer a linhaça de forma exagerada, pois o excesso pode interferir na absorção de alguns nutrientes.
Para se ter um resultado positivo passe a usar a semente de linhaça diariamente em sua alimentação, na quantidade correta.

Dica de Suco para Digestão

½ mamão papaia sem casca e sem sementes, 1 rodela de abacaxi sem casca, 1 colher (sopa) de sementes de linhaça, 1 copo (250ml) de água mineral ou filtrada. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Beba logo em seguida, 1 (uma) vez por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário